Hoje um desembargador do TJ-SP suspendeu os efeitos da decisão do juiz que dava 48h para o governo cumprir a jornada do piso. Ficou marcado para segunda-feira (30/01) o julgamento do mérito entre os desembargadores do TJ-SP. Para se ter uma ideia, foram estes mesmos juízes que determinaram o massacre no Pinheirinho, mesmo contrariando uma determinação da justiça federal. Ainda que possamos vencer no julgamento, fica claro que apenas nossa luta poderá garantir nossos direitos. A Oposição Alternativa propôs na diretoria da APEOESP marcar um ato, para que a luta jurídica fosse acompanhada de uma mobilização. Nossa proposta foi rejeitada pela direção majoritária do sindicato, facilitando para a SEE. Iremos produzir um material atualizado da Oposição Alternativa para a atribuição de quinta, pois só garantiremos vitórias com muita luta e organização de nossa categoria. A luta vai seguir e temos que levar a batalha do tribunal para as rua.
A CENTRAL PRECISA PARAR DE ACREDITAR NA BOA VONTADE DO GOVERNO E CONCORDAR CONOSCO: SEM MOBILIZAÇÃO O GOVERNO IRÁ FAZER O QUE BEM ENTENDER.
o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acaba de tirar do ar o Megaupload,
um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo. A acusação alega que o Megaupload.com deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo - mas a maioria do tráfego de dados feito pelo Megaupload é legítimo.
O fato aconteceu um dia depois que diversos sites, incluindo a Wikipédia, ficaram 24h fora do ar em protesto contra o SOPA e o PIPA, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos. Ambos são apoiados por multinacionais do entretenimento (estúdios, gravadoras, produtoras etc) mas são questionados por companhias de internet como Google, Facebook, Amazon e Twitter que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão.
Ainda é cedo para dizer onde essa batalha vai acabar - mas ela já está aí e,
se não nos mobilizarmos politicamente
(pressionando nossos representantes na Câmara e no Senado),
logo seremos vencidos pelo poder econômico.
No Brasil o senador Álvaro Azevedo (PSDB-MG) propôs o Projeto de Lei (PL) 84/99, o AI-5 Digital, que, com outras palavras, visa o mesmo objetivo: permitir que interesses escusos controlem a Internet.
O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara americana.
A PIPA deve ir à votação no Senado dos EUA ainda neste mês.