STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

domingo, 17 de maio de 2009

GUZZ - MAIS UM PARCEIRO NO ATITUDE FANZINE


Guzz, poderia se apresentar a galera atitude, dizendo quem é , o que faz, enfim fique livre para dizer quem é o GUZZ.

Bem, eu me acho um cara comum, ou quase... 37 anos, casado, 1 filho, apaixonado por rock e Fórmula 1.
FÓRMULA 1? E o Rubinho, tem chance esse ano?

Cara, chance ele tem, apesar que não demora muito o Button deve receber todas as atenções da equipe pelos resultados que tem obtido.

Você é um nome sempre presente nos comentários dos blogs. Como você analisa esse movimento mundial em favor da distribuição de música livre da opressão das gravadoras?

Na verdade eu não apareço nos comentários dos blogs na mesma proporção em que eu frequento os blogs, rsrs.Eu conheci o mp3 em 98 +- e logo em seguida o Audio Galaxy, eu não cheguei a usar o Napster pq nessa época eu estava sem net. Mas de cara eu curti, eu encontrava músicas que não ouvia a tempos (era mais fácil achar músicas avulsas do que albuns, como é feito hoje nos blogs) e encontrava também músicas que eu nunca imaginei ouvir um dia, na época nem me passava pela cabeça a questão de ser ou não ser legal, você fazia uma busca, encontrava, baixava e ouvia e lógico, gravava pra alguns amigos, assim como sempre fora feito com LPs e Fitas K7.

Quando você começou a curtir o rock em geral? Que disco lhe abriu as portas para esse maravilhoso mundo?

Bem, eu comecei a curtir Rock em 82, quando saiu a notícia de quem o Kiss viria para o Brasil no ano seguinte, na verdade eu tinha uns 11 ou 12 anos de idade e tinha um amigo de uns 15/16 que a vida inteira morou em frente da minha casa, ele já curtia Queen e começou a ouvir Kiss nessa mesma época pelo mesmo motivo. Eu conheci o Creatures of the Night e me liguei demais no som deles.
Lia tudo, comprava posteres e revistas, e ia gravando tudo o que esse meu amigo ia conseguindo de discos, ou seja quase a coleção inteira. Eu um Kissmaníaco, a única banda que existia pra mim, era o Kiss. Nessa época, quase todo mundo da mesma idade "ouvia" Kiss, I Love it Loud era o "hino" daqueles anos pré e pós Kiss no Brasil, digo isso de onde eu vivia.

E VOCÊ FOI AO SHOW EM 83? E HOJE, O ACHA DO KISS? CONTINUA COM O MESMO PODER DE FOGO?
Olha no show de 83 eu tinha uns 12 anos +-, fiquei morrendo de vontade mas não tive como ir.
E sabe, nunca vi um show deles!!! Sempre teve algo que me impedia de ir...
Quando começou a curtir como era o movimento? Você fez parte de alguma banda, produziu fanzine ou algo do gênero?

Na época em que eu comecei a curtir, era tudo meio difícil, eu era de Tupã, interior de São Paulo e tinha muito pouco acesso ao que rolava, mas na época eu curtia apenas Kiss e esse meu amigo me arrumava os sons, rsrs (música pra ele se resumia basicamente ao Kiss).Eu fui crescendo e tendo contato com outros amigos que também curtiam Rock, ai fui conhecendo novas bandas, na época fora os discos que eram comprados nas lojas de Tupã (existia apenas uma loja com 3 filiais, só encontrávamos discos das bandas mais conhecidas), eu assistia também o Som Pop na cultura, na época apresentado pelo Paulinho Heavy, um brother que eu vim a conhecer pela net a uns 3 ou 4 anos. No Som Pop sempre rolava um especial no último bloco, geralmente com alguma banda de rock, havia também as revistas Som3, (não tanto do meu tempo) que não era especializada, mas trazia notas do mundo do Rock, e também a revista Metal e depois a Rock Brigade. Fora de Tupã, eu ia muito pra Santos e por lá eu conseguia discos mais diversificados.Fanzine eu nunca produzi não, apesar de ter sido assinante de alguns sobre o Kiss.Eu tive uma banda que se chamou Crossroads, ela começou em 1992 e durou oficialmente até 96 ou 97, fazíamos apenas covers de Iron, Sabbath, Purple, Led e outras bandas, mas era muito Iron, as vezes eu achava que poderíamos viram Iron cover, rsrs, muita saudade dessa época.

Você não tem nada dessa banda para que eu possa postar?

(olha, eu devo ter uns mp3 capturados de filmadora, vc ver se upo e te mando ok?)

LINK PARA O CROSSROADS

SÃO SEIS SONS COM COVERS DO IRON MAIDEN, DEEP PURPLE, RAMONES, PETER FRAMPTON , NIRVANA E O HINO NACIONAL



GUZZ

Qual é seu estilo preferido? Quais são os grandes representantes dessa tendência? Qual disco você indicaria para a galera do atitude?

Bem, eu já ouvi de tudo praticamente, nunca gostei muito de rotular estilos, quando eu comecei a ouvir eu entrava em uma loja e perguntava, "onde ficam os discos de Rock?", o cara me apontava e eu certamente encontrava o que queria por lá, no máximo eu dizia, Rock pesado. Hoje, apesar de não gostar de estilos, eu rótulo meus mp3 basicamente em Rock, Metal, Rock Progressivo, Blues e Punk (não gosto muito disso, mas tenho alguns Sex Pistols e Ramones por coleção). Mas então, eu ouvia Kiss, simultaneamente conheci Iron, Sabbath, Ozzy, Scorpions e WASP, ouvi muito as bandas de Los Angeles tipo Mötley Crüe, Ratt e algumas do estilo (como um amigo meu diz, "bandas que gastam mais em laquê do que com cordas de guitarra"), no final dos anos 80, comecei a ter acesso ao que rolava na Bay Area e às bandas Thrash (olha o rótulo), curti muito Metallica, Slayer e coisas assim, "nadei" bastante nessa águas, comprei muitos discos lançados pela Rock Brigade, Woodstock e Cogumelo no final dos 80, início dos 90, era sempre a expectativa de ver a nova Revista Metal e depois ver se encontrava os discos das bandas que saim por lá. Eu te diria que eu tive alguns momentos de paixão por bandas: Kiss foi o inicio, até hoje são minha banda de coração; Iron Maiden, talvez a banda perfeita, Metallica, (eu adorava usar calças com os joelhos rasgados, rsrs) ah eu tive uma caso de amor com o disco Appetite for Destruction do Guns N Roses, esse disco apareceu na minha vida em uma fase muito legal, eu havia ganhado minha primeira moto, tinha começado a dar aulas em uma pequena escola de informática e a coisa rolava muito legal quando eu conheci por acaso esse disco, ainda hoje eu gosto de GnR, mas o Appetite teve um algo a mais por causas das circunstâncias. Às vezes eu associo minha vida a uma "trilha sonora" e a dessa época foi o Appetite.Em uma determinada época, eu enchi o saco do que estava aparecendo, principalmente metal melódico, nunca curti e pra falar a verdade, nem conheço a fundo o estilo, então, ao invés de eu conhecer as novas bandas, eu preferi conhecer as velhas bandas que eu ainda não conhecia, é esquisito isso, mas como eu era mais ligado às bandas que eu citei acima, então eu não conhecia muita coisa dos anos 60/70. Depois dessa minha decisão de conhecer as "velharias" que eu fui conhecer Queen, Beatles, Stones entre outras tantas... Beatles é uma das coisas que eu mais ouço hoje em dia.Agora, um disco pra indicar pra galera?!?! Difícil, mas eu indico o The Number of the Beast do Iron Maiden, pelo fato da banda representar o que ela representa e o a meu ver o The Number ser o melhor disco deles.

MUITA GENTE ESTA RETORNANDO AO SOM DOS ANOS 60, A CONTRACULTURA DEIXOU RAIZES FORTES. VOCÊ VÊ ALGO DESSE MOVIMENTO PRESENTE EM ALGUMA BANDA BRASILEIRA ATUAL?

Cara, atualmente eu estou bem por fora do que anda rolando no cenário nacional, antes eu comprava quase tudo o que saia das bandas nacionais, mas geralmente era som mais pesado, Sepultura, Vulcano, Korzus, e o que rolava nos anos 80/90. Então eu não tenho como te responder se, e quais bandas estariam fazendo essa volta aos 60. Aliás, se puder me dar uma dica eu vou procurar material pra ouvir, rsrs

visite nosso blog destinado ao metal nacional AFERROEFOGO.BLOGSPOT.COM, estamos divulgando várias bandas, outra dica é o STAY ROCK um blog sensacional.

Todos os nossos entrevistados estão deixando alguma história pitoresca sobre suas vidas. Qual seria a contribuição para a galera?

Uma história pitoresca... Ah, antes do show de estréia da minha banda um cara foi oferecer farinha pro baixista que era tira!!!!
Eu tava no bar bebendo e o baixista no palco vendo qualquer coisa e sentou um cara muito bêbado ao lado dele e começou a aporrinhar ele, e acabou falando “quer dar uns “tirinhos” antes de tocar”. O baixista levantou e foi falar comigo, “meu, se aquele cara me apresentar à farinha eu vou ter que enquadrar ele...”. Mas como o cara tava muito ruim e dando problema ele foi tirado do local pelos proprietários, rsrs

E A FARINHA? FICOU COM QUEM? kakakakakak deixa ver as fotos do show.. olha o tira...tira.. olha o guarda...guarda kakakakakak

GUZZ, AMIGOS E CROSSROADS
PARTE DE SUA COLEÇÃO DE CDS

Para muitos o rock é uma força aglutinadora contra a mesmice do sistema. Você compartilha essa idéia, ou seja, da força revolucionária do rock?

Sabe, eu nunca tive uma opinião formada sobre o Rock, eu sinto o Rock. Pra mim Rock é um estado de espírito, você pode até ir mudando seus gostos pra bandas mais ou menos pesadas e/ou rápidas, mas se você é um roqueiro, você será sempre um roqueiro. Conheço pessoas que eram radicais, ou extremistas com relação ao que ouviam e como se vestiam, que hoje ouvem pop ou que viraram evangélicos e não ouvem mais Rock, pra mim nunca foram roqueiros de verdade, é apenas minha opinião.

Geralmente as pessoas que fincam raiz forte no rock possuem ligação com a contracultura, seja pela experiência própria ou por influências. Você se considera um filho da contracultura. O lema sexo, drogas e rock´n´roll para aquela geração representava um estilo de vida. Qual frase em sua opinião define o estilo de vida da atual juventude?

Olha, eu curto muito o movimento hippye dos anos 60/70, eu sou um dos milhares que acham que nasceram na época errada, eu adoraria ter pisado na lama de Woodstock. Mas eu não me considero um filho da contracultura, como disse acima, o Rock apareceu na minha vida quando eu tinha 11 anos, eu estava saindo da infância e o Kiss apareceu quase que como heróis pra mim, fui amadurecendo meus gostos musicais, mas sempre ligado ao Rock, então o Rock surgiu na minha vida e eu me liguei aos movimentos que cercavam o Rock. Uma frase?! "Rock and Roll All Night and party every day". rsrs

Vivemos em um mundo globalizado onde idéias, links, artigos, tudo atravessa fronteiras num ritmo avassalador. Para você qual banda representa o som desse universo globalizado?

Uma pergunta que eu não sei te responder sabe que várias bandas têm se auto-promovido justamente pela internet e pela disponibilização de seus Mp3, mas como não connheço muitas bandas novas, eu não sei te dizer quais tem representado melhor esse cenário.

GUZZ (SENTADO AO CENTRO)

Guzz é um ser político? Está envolvido com partidos, sindicatos, ONGs etc? Se negativo qual sua razão?

Eu não me ligo em política, Na verdade me considero um socialista, mas não me ligo a partidos. Isso deve mais pelo fato de eu curtir os ideais dos anos 60, o lance do Paz e Amor. Não conheço nenhum político que nunca tenha tido seu nome envolvido com corrupção, por isso não gosto de políticos.
Observação do Paulão: ops... eu nunca estive envolvido kakakaa, fui vereador por dois mandatos e mantive a integridade . Creio que existem muitos honestos, mas infelizmente os desonestos prevalecem num país onde a compra de voto ainda é um recurso muito utilizado apesar da proibição legal.

EU AINDA ME DEFINO COMO UM SOCIALISTA SOU MEMBRO FUNDADOR DO PSOL, MAS TENHO CLAREZA QUE O SOCIALISMO ENQUANTO ALTERNATIVA PERDEU FORÇAS, PRINCIPALMENTE PELO PT TER OPTADO PELO NEOLIBERALISMO E QUEBRADO AS ORGANIZAÇÕES POPULARES. VOCÊ PARTILHA DESSE PENSAMENTO?

De certa forma sim, mas como me acho um socialista utópico, que imagina um mundo cor-de-rosa para todo mundo. Mas muitas idéias socialistas deveriam ser usadas, principalmente na questão de reforma agrária por exemplo. Mas isso é um papo longo... rsrs

Muitas bandas do passado estão voltando à cena. No dia 20 de Abril integrantes do The Doors se apresentaram em Ribeirão Preto. Como você vê esse retorno das grandes bandas do passado? Teria alguma banda em especial que você gostaria que fizesse um show de retorno?
Nossa essa pergunta teve o prazo de validade vencido, rsrsOlha, por curiosidade eu nunca curti The Doors, conheço uma meia dúzia de músicas deles, como falei vim a conhecer a maioria das bandas antigas, de 95/96 pra cá, e The Doors ainda não faz parte das que eu "conheci" e sim das que eu ainda pretendo conhecer, rsrs.Agora eu acho esquisito essas voltas em bandas sem membros originais e tão importantes como o caso do Jim Morrison, Freddie Mercury. Pra mim perde a essência, é diferente de uma banda que trocou de formação, mas acaba sendo válido pra muitos que não puderam ter vistos os caras, verem membros originais tocando os sons que a gente curte.Um show de retorno? O Kiss já fez isso e foi legal, o Purple também o fez na época do Perfect Strangers e o Black Sabbath mais recentemente, mas eram as formações originais.

GUZZ E BANDA CROSSOVER

Por falar em bandas do passado, quem você considera o melhor vocalista da história do rock? Qual seria a banda perfeita para acompanhá-lo?

Poxa, vocalista!!! Justamente pra mim que segurava um microfone quando tinha uma banda rsrsrsMas é difícil a pergunta e ela mudaria dependo da época e do que eu estivesse ouvindo, rsrsEu sempre tive três vocalistas como os melhores, Ian Gillan (por qualquer coisa que ele fez ao vivo), Rob Halford (pela afinação dele no Unleashed in the East, principalmente em Green Manalishi e em Victim of Chances) e Eric Adams do Manowar, (por achar legal quando ele cantava "gritando", sempre curti a voz dele). Agora nesse final de ano estando de férias em Tupã, assistíamos a um show do Yellow Matter Custard, um projeto do Portnoy onde tocam Beatles, o som era perfeito e meu amigo Edilberto, uma Purple/Beatlemaníaco comentou, (sotaque de santista dele) "Ox Beatlex eram os vocaix de Lennon e McCartney” Mas um vocalista, eu diria Ian Gillan, uma banda? Ele já deu certo como Sabbath, mas não casou tão bem quanto a formação clássica do Purple. A banda eu deixo pro pessoal formar, rsrs.

Você chegou a visitar os blogs da equipe atitude (underground, opinião, fanzine, classic rock e rara MPB)? Qual sua opinião sobre nosso trabalho?

Pra ser sincero, eu conheço o Classic Rock e o Atitude Underground. Mas como hoje eu me ligo mais a sons antigos, anos 60/70, eu visito mais freqüentemente o Classic Rock. Infelizmente a falta de tempo, e a enorme quantidade de blogs que existam na net, não deixam a gente ficar ligado em todos. Eu tenho uma lista de blogs nos meus favoritos que eu vejo diariamente.Mas acho muito legal o trabalho desenvolvido por você e admiro muito os bloggers que cuidam tão bem dos seus "filhos", tendo tanta atenção com postagens.

O Maddy Lee lançou a idéia de montarmos uma lista com 1001 discos indicados por blogueiros. O que pensa a esse respeito?

Olha, os 10 discos eu sempre achei pouco, mas os 1001!!! Ai sobraria muita coisa, rsrs. Se bem que em 1001, eu faria algo +- assim, a coleção do Kiss, a do Iron, a do Purple, Beatles, Sabbath e outras tantas... Mas depois que eu li a entrevista do Maddy Lee, eu vi que o cara é um enciclopédia musical, e, talvez pra ele, 1001 seja até pouco, rsrs.

GUZZ E BANDA NUMA HISTÓRICA PERFORMANCE


Sou amante do vinil. Nem penso em qualidade e sim no que ele representa enquanto essência (ser da época, o som original, a capa, encartes etc). Você mantém coleção de vinil ou concorda com muitos blogueiros que isso já é peça para museu?

Não, eu me desfiz dos meus discos em 94 creio eu, eu sempre fui um colecionador de discos, como falei, gostava muito de comprar em Santos e em qualquer cidade onde eu achasse coisas legais, se tivesse grana eu comprava, cheguei a ter uns 800 LPs creio eu. Mas também sempre curti equipamentos de som, no inicio eu nem toca disco tinha, gravava fitas e ouvia em um rádio gravador ou no som do carro da família. Comecei a comprar discos pelo menos um ano antes de ter um toca discos, quando tive o primeiro creio que já tinha uns 30 LPs. Com o tempo eu fui trocando o som em equipamentos usados mais potentes, Gradiente, Nashville, Sony e coisas do gênero, até que tive um belo equipamento em casa, então eu vi um Esotech usado da Gradiente e babei, troquei tudo o que tinha por ele e mesmo sendo usado, ma época voltei quase R$ 1.000,00. Ai foi o meu problema, como ele tinha uma potência muito forte, não rolava ouvir LPs nele sem ter uma puta ressonância, ele roncava muito quando eu aumentava o som dos LPs. E nessa mesma época eu comecei a ter contato com os CDs e eles eu conseguia aumentar o som rsrs. Disseram-me que equalizando certo eu resolveria o problema dos discos, mas isso eu nunca pude testar, um belo dia eu coloquei os meus 800 e tantos discos no porta malas de um carro e fui pra Marília em uma loja de discos que eu comprava bastante, a London Loop, deve existir até hoje, mas nunca mais tive contato com o Marcos, e lá se foram meus discos por um punhado de CDs.Não me arrependo, mas que eu nunca mais pude ficar deitado na cama abrindo capas de discos e vendo detalhes, isso é uma triste realidade. Hoje, quando raramente cai em minhas mãos algum disco de vinil pra eu passar pra CD, eu vejo o quão mais quente é o som deles em relação ao CD.

O mp3 irá destruir as gravadoras?

O mp3 irá destruir o espaço de todos os HDs, rsrsSe acontecer das gravadoras sumirem, as bandas ainda continuarão gravando e fazendo shows, como fazem algumas bandas novas, elas se4 auto-divulgam pela internet e gravar hoje em dia é muito fácil.Veja o Iron, quando no ano passado eles vieram coma Somewhere back in Tour, eu imaginei ser o fim do Iron, pensei em turnê de despedida. Veja, sempre foi assim, uma banda lança um disco e sai em turnê pra divulgar esse disco, lança outro disco e saiu pra outra turnê, mas o Iron não estava divulgando nada, ou será que eles queriam vender mais do Live After Death? rsrsAi pensei, nos dias de hoje, com o mp3, quando sai um disco logo ele está disponível na rede, não sei ao certo lá fora como rola isso, se ainda compram os discos, mas o que o Iron fez e repetiu esse ano, foi simplesmente sair pra tocar e ganhar uma boa grana com os shows.Eu creio que não existirá mais bandas com discos multi-platinados ou N discos de ouro, mas sim bandas que serão amplamente divulgadas na net e farão shows. Bandas boas ou não, isso o público dirá.
indique três blogs que você considera fundamentais para quem quer curtir o bom e velho rock´n´roll. Aliás, existe rock velho? Esse tipo de som envelhece?
3 Blogs?-Seres da Noite, tanto pelo clima do Blog quanto pelo qualidade das postagens.
-Hard & Heavy, pelo conteúdo das postagens, falo isso mesmo antes de ser um colaborador, é o Blog onde eu mais encontro sons do tipo que me chamam a atenção, principalmente para colecionar.
-Boteco dos Bloggers, rsrsrs esse blog vai dominar a net...
Eu já frequentei vários outros, entre eles o Espírito Público era o que eu mais gostava, infelizmente foi extinto. Também tinha o Hard Blog, do Nito, era ótimo no conteúdo, eu encontrava muitas coisas por lá, mas ai rolou algum problema interno e o blog raxou, tiraram o Nito, que era o dono e nunca mais foi o mesmo, infelizmente.
Tenho que citar também o Lágrima Psicodélica, que apesar de ser mais eclético do que meu gosto pessoal, é um grande blog.Mas a lista de blogs que eu frequentei é muito extensa.
E o Boteco dos Bloggers? O QUE ACHOU DA IDÉIA?

O Boteco foi uma sacada muito legal, na verdade o que ele tem feito de melhor é um estreitamento de relação entre os Bloggers, praticamente todo mundo dos blogs que eu citei na entrevista, de uma forma ou de outra estão no Boteco, rsrs

Deixe suas palavras finais para a nossa galera.
Bom, pra mim foi um prazer participar dessa sua iniciativa de entrevistas, apesar de considerar um novato no mundo dos bloggers. Graças ao Dagon eu estou começando a colaborar e tendo a oportunidade de conhecer você todos os outros do Boteco.

um grande abraço Guzz. valeu por atender ao nosso pedido!
VOU FAZER UMA CAPA PARA O CROSSROADS E POSTAR NO A FERRO E FOGO!

Um comentário:

  1. Fala ae Guzz, bela entrevista, seja bem vindo ao mundo blogger, rs.

    Ae gostava muito, quer dizer ainda gosto, desse disco do Guns, é realmente um clássico.

    Abs.

    ResponderExcluir