STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

sábado, 9 de maio de 2009

PAULÃO ATRAVESSA AS PORTAS DA IMAGINAÇÃO E ENTREVISTA JIM MORRISON


AFINAL QUEM É JIM MORRISON?

JIM MORRISON:: JIM MORRISON É ALGUÉM QUE QUER O MUNDO E O QUER AGORA! ALGUÉM QUE NÃO TEM MEDO DE EXPERIMENTAR E QUE QUER MUITA AÇÃO E DIVERSÃO. O RESTO É LENDA! INCLUSIVE ESSA HISTÓRIA QUE ESTOU MORTO.

SOBRE ESTAR MORTO, CONFESSE: VOCÊ SE AFASTOU DOS PALCOS PARA SER UM AGENTE DA CIA?
CARACA... COMO POSSO EXPLICAR? TENTE PENSAR..EU MASTIGAVA PEIOTE, TRANSAVA CHÁS DIVERSOS, FUMAVA ÓPIO E HAXIXE. VIAJAVA PACAS NOS ANOS 60 E EM UMA DESSAS VIAGENS EU FIQUEI CONHECENDO UMA CIDADE NO INTERIOR DO BRASIL CHAMADA JACAREÍ. LÁ TINHAM UNS BISCOITOS PSICOS CARA.. EU PIREI NAQUELES BISCOITINHOS E ENTREI NUM ESTRANHO MUNDO DE ONDE SÓ SAI AGORA PARA ESSA ENTREVISTA. NADA HAVER COM CIA OU QUALQUER COISA, FORAM APENAS OS BISCOITOS DE JACAREI.
VOCÊ ERA CONSIDERADO UM DOS MAIORES DIVULGADORES DA CENA PSICODÉLICA. AFINAL O QUE FOI PSICODELISMO PARA VOCÊ?

JIM MORRISOM: PSICODELIA ERA PERCEBER QUE O OLHO É A LUZ EM REPOUSO, É NADAR ATÉ A LUA, SUBIR PELA MARÉ, PENETRAR NA NOITE E CHEGAR ONDE A CIDADE DORME... ENTENDEU?

CLARO...FOI MUITO CLARO RSRSRSRSSR. E COMO VOCÊ LEVAVA ESSE CLIMA PARA OS SHOWS?

JIM MORRISON: SIMPLES. EU GRITAVA: ESTÃO TODOS AI? A CERIMÔNIA VAI COMEÇAR! APÓS ESSE CHAMADO PARECE QUE SE TORNAVA POSSÍVEL GERAR UM MOVIMENTO - PESSOAS LEVANTANDO-SE JUNTAS NUM PROTESTO EM MASSA, RECUSANDO-SE A SER REPRIMIDAS, UNINDO SUAS FORÇAS E O PSICODELISMO FUNCIONAVA COMO ELEMENTO QUE AGREGAVA EM CADA UM NOVOS VALORES.

SEGUNDO SUAS PALAVRAS, SOMOS DEFENSORES E PERPETUADORES DE UMA SOCIEDADE QUE CERCEIA AS PESSOAS DE SUA LIBERDADE DE SENTIR. O QUE ISSO SIGNIFICA?

JIM MORRISON: É CLARO...PROFESSORES, LÍDERES RELIGIOSOS E ATÉ AMIGOS, AQUELES CHAMADOS "AMIGOS", LEVAM O POUCO QUE OS PAIS DEIXARAM. ELES NOS IMPÕEM SENTIR APENAS O QUE QUEREM E APENAS ISSO ESPERAM DE NÓS. QUEREM QUE DESEMPENHEMOS O TEMPO TODO PARA ELES. SOMOS COMO ATORES - VAGUEANDO POR ESSE MUNDO COMO FANTASMAS. É UMA FORMA SUTIL DE ASSASSINATO.

E COMO ARTISTA O QUE É QUE VOCÊ PODE FAZER?

JIM MORRISON: OFEREÇO IMAGENS, CONJURO MEMÓRIAS DA LIBERDADE QUE PODEM AINDA SER ALCANÇADAS.

VOCÊ CONSIDERA-SE UM XAMÃ? O THE DOORS TINHA PODER PARA SALVAR ALGUÉM?

JIM MORRISON: XAMÃ??? AS PORTAS DA IMAGINAÇÃO ESTÃO ABERTAS.. VOCÊ É QUE DEVE DIZER. APENAS AFIRMO QUE O XAMÃ É UM MÉDICO, UM CURANDEIRO COM PODER PARANORMAL. NÃO SEI SE É ISSO QUE BUSCAM EM MIM. NÃO ME VEJO E NUNCA ME VI COMO UM SALVADOR.

VOCÊ COSTUMA FAZER PESADAS CRÍTICAS AOS VALORES DE NOSSA SOCIEDADE. COMO PODEMOS ROMPER COM AS REGRAS E MENTIRAS?

JIM MORRISON:: ESCUTANDO NOSSO CORPO E ABRINDO NOSSOS SENTIDOS. WILLIAM BLAKE DISSE QUE O CORPO É A PRISÃO DA MENTE ATÉ QUE OS CINCO SENTIDOS SEJAM DESENVOLVIDOS E ABERTOS. CONSIDERAVA OS SENTIDOS COMO JANELAS DA MENTE.

QUAL ERA A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA EM SUAS LETRAS?

JIM MORRISON: NÃO CREIO QUE A POLÍTICA TENHA SIDO UM TEMA DE PESO EM MINHAS CANÇÕES. APENAS APARECE PRIORITARIAMENTE EM ALGUMAS DELAS, MAS COMO UM TEMA DE MENOR DESTAQUE. POLÍTICA É A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E, REALMENTE, NÃO PODEMOS SEPARÁ-LA DE NADA.

COMO VOCÊ ANALISA A HERANÇA CULTURAL DA CONTRACULTURA PARA O SÉCULO XXI?

JIM MORRISON: HERANÇA? EXISTEM APENAS SIMBOLOGIAS. A CONTRACULTURA É ALGO MARCADO, FEZ PARTE DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO, E CONTEXTOS NÃO SE REPETEM, SER UM AGENTE CONTRACULTURAL HOJE É ALGO BANALIZADO.

ENTÃO VOCÊ QUER DIZER QUE A CONTRACULTURA ESTA MORTA?

JIM MORRISON: COM CERTEZA. VEJA QUEM SÃO OS QUE AINDA FALAM EM CONTRACULTURA, SÃO PESSOAS QUE CONTINUAM PRESOS AO PASSADO QUE NÃO QUEREM VER SER SUPERADO. OS JOVENS TEM APENAS IDÉIAS DO QUE FOI, MAS NUNCA IRÃO PODER VIVENCIAR O FATO. PODEM OUVIR O SOM, PODEM SE VESTIR, PODEM FALAR IGUAL AOS JOVENS DOS ANOS 60 MAS NUNCA IRÃO PODER VIVE-LA.

E O RETORNO DO THE DOORS SEM A SUA PRESENÇA.

JIM MORRISON: KAKAKAKAKAK, ISSO NÃO É THE DOORS... ISSO É UMA BANDA COM BONS MÚSICOS VENDENDO A IDÉIA DO QUE FOI UM DIA O THE DOORS. MAS O MUNDO É ASSIM, UM ETERNO REGRESSO.

PRETENDE VOLTAR A GRAVAR?

JIM MORRISON: COMPLICADO, AQUI NO ALÉM OS ESTÚDIOS ESTÃO FECHADOS E NÃO TENHO COMO SAIR PARA BUSCAR ADITIVOS.

UMA MENSAGEM PARA OS LEITORES DO ATITUDE FANZINE.

JIM MORRISON: CONTINUEM CURTINDO, QUALQUER HORA APAREÇA NO BOTECO PARA TOMAR UMAS E QUERO FAZER UM COM O O EDSON E O MADDY LEE. QUEM SABE NÃO SAI UMA NOVA BANDA. E ABRAM AS PORTAS DA IMAGINAÇÃO SÓ ASSIM IRÃO ENTENDER O QUE LERAM AGORA.

VALEU JIM, VOU TOMAR UMA DOSE E VOLTAR PARA A REAL. UM ABRAÇO!

JIM MORRISON: VALEU PAULÃO, NOS ENCONTRAMOS EM 2058 OK.

3 comentários:

  1. Saudações, Paulão.
    Genial essa entrevista com o Jim Morrison!

    Liberdade, contracultura, arte x mercado.. temas que ainda hoje temos muita dificuldade em compreender. Mas graças à "luz" que transpassa "a porta", poderemos, quem sabe - um dia - compreender.

    Só faltou você perguntar a ele sobre aquela teoria que diz que Morrison não morreu - apenas foi "afastado" para servir como agente secreto da CIA (intriga da oposição, é óbvio..).

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Paulão.
    Genial sua entrevista com Morrison.
    Liberdade, contracultura, arte x mercado.. quem sabe um dia possamos compreender tudo isso sob a luz que transpassa "a porta"?

    Só faltou mesmo você perguntar a ele sobre a teoria que diz que ele não morreu - apenas foi "afastado" para atuar como agente secreto da CIA (intriga da opoisção, é óbvio..)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. KAKAKAAK BISCOUTO-FLOR.... ESSE É DE F...R
    MORRISON TINHA RAZÃO DE FICAR POR AI.
    HELLRAISER ME AJUDE AI; PRECISO DE ALGO DO MEGATON, BANDA DE SUA CIDADE DOS ANOS 80, UM DOS INTEGRANTES FOI PARA O ATOMICA

    ResponderExcluir