STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Colapso do dólar e a Nova Ordem Mundial

Imagem do Artigo

Está os EUA prestes a perder seu status dominante de "superpotência global? Haverá um colapso econômico gigantesco em poucos meses? Se assim for, qual seria a nova moeda de reserva mundial e o que substituiria a hegemonia americana em uma rigorosa Ordem Mundial?

Poderia esta "sociedade global" ser a mesma sociedade que o Sr.Bush falou em 11 de setembro de 1991, sobre as Nações Unidas cumprirem "a visão histórica de seus fundadores?

Para executar esta radical mudança, o governo de cada nação no mundo deverá entregar voluntariamente a soberania para as Nações Unidas ou ser forçado a fazê-lo através do uso da Força Militar. Ambas as opções são totalmente plausíveis nos dias de hoje, basta lembrar da Cerimônia do Tratado de Lisboa, países se submeteram em larga escala as vontades da Comunidade Européia se tornando grandes jogadores na arena global representados por um organismo internacional.

O único grande evento para dar inicio a toda esta mudança desenfreada, seria acabar com o domínio global Ocidental e transferir a hegemonia global para os poderes da Eurásia. Talvez não seria um "governo global", mas sim uma "Nova Ordem Mundial", com poder central na Ásia.

Este parece ser o cenário mais realista, em especial a China, pois é o maior credor os EUA no momento. Se o governo chinês decidisse despejar toda sua reserva de dólares, a economia americana entraria em colapso da noite para o dia.

Mas será que a China faria isso? Esta motivação poderia estar em duas questões: primeiro, nas "Políticas inflacionárias causadas pelo Federal Reserve Bank", desvalorizando a moeda americana ao ponto da China não ter mais incentivos para manter dólares em seu caixa como reserva; e segundo, a China vê a oportunidade de se tornar o jogador dominante nesta nova visão da ordem mundial.
Com certeza este é o cenário que Buiter previu anos atrás, quando ele descreve um "despejo global dos ativos em dólares". Se o governo chinês abandonasse o dólar americano, certamente provocaria este tal "despejo".
De fato, a algumas semanas atrás, o primeiro ministro da China indicou que Pequim está preocupado com sua relação credor-devedor com os EUA:

"Emprestamos uma quantia enorme de dinheiro para os Estados Unidos, assim peço aos EUA que mantenha seu bom crédito, honrando as suas promessas garantindo a segurança dos ativos chineses."
Olhando a história, só há uma circunstância em que uma população muito grande e diversificada estariam dispostos a aceitar tal substituição e reestruturação para a ordem global. Esta circunstância é o caos. O maior caos já provocado na história financeira da humanidade. Não é a toda que a Elite usa o conceito "Ordem através do Caos" para executar os seus planos.
O colapso financeiro dos Estados Unidos da América certamente criariam o caos necessário para justificar a formação de uma moeda única e uma nova reserva global, por fim levando a implementação da Nova Ordem Mundial com seu poder central estabelecido na Eurásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário