STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SINDICATO – O ÚLTIMO REFÚGIO CONTRA AS ARBITRARIEDADES DO GOVERNO

Não faremos tudo o que o seu mestre mandar! É preciso compreender para combater!
Você conhece o PREAL? Estamos falando do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe. Esse programa é responsável por grande parte do sofrimento dos professores. A sua principal marca é a forte investida contra o papel do Estado, através do discurso da falta de eficiência, racionalidade e competência. Para tanto, defende  que parcelas do setor empresarial se coloquem e assumam de maneira contundente, o papel de agente promotor da reforma educacional, pois esses necessitam, frente à dura competição produtiva instalada no mercado global, qualificar melhor sua força de trabalho. 
A questão que mais nos interessa é que o documento joga grande parte da culpa do fracasso educacional nos professores – atente a esse trecho “Nas análises feitas, os professores não são suficientemente treinados e apresentam nível acadêmico muito baixo. As pessoas que compõem o quadro do magistério são aquelas que não conseguiram outra profissão de maior prestígio”.
O documento afirma que os professores não somente são os responsáveis pela baixa qualidade no ensino, como também o maior obstáculo a uma melhor educação na América Latina. E quais são as alegações dos burocratas do PREAL.
1.       Os professores resistem em aceitar uma rigorosa avaliação de desempenho de forma periódica, que possibilite a demissão daqueles que não são eficientes.
2.       Rejeitam políticas salariais de acordo com a competência.
3.       Buscam impedir nova legislação que vise à descentralização do sistema, dando autonomia e poder para a administração escolar contratar, por mérito e desempenho, os melhores profissionais para seus quadros.
Ainda acusam os sindicatos,  dizendo que,  os opositores não têm compromisso com uma educação de qualidade para todos, que a resistência dos sindicatos localiza-se em interesses corporativistas.
É NESSE SENTIDO QUE CLAMAMOS A TODOS – PROFESSORES UNIDOS E SINDICALIZADOS CONTRA OS ABUSOS.
Chega de submissão, não vamos aceitar as orientações de um documento que discrimina e exclui. NÃO PODEMOS ACEITAR PERDER NOSSA AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SER COLOCADOS COMO BODE EXPIATÓRIO DO FRACASSO DO SISTEMA.  BASTA DA LÓGICA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO!
COORDENAÇÃO DA SUBSEDE BEBEDOURO
GESTÃO OPOSIÇÃO ALTERNATIVA 2011/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário