STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

quinta-feira, 26 de março de 2009

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Em uma visita recente que fiz à Inglaterra, eu tive oportunidade de visitar uma sala de aula onde a tecnologia era ubíqua. Tudo que um educador poderia sonhar, estava presente. Como podem ver na foto ao lado, tinha lousa digital, laptop para cada aluno, paredes de fórmica magnetizadas que poderiam ser espaços para escrever ou pendurar trabalho... Enfim, só não vi tablet e PDAs. Mas o que eu mais gostei de ver nessa escola experimental é que a ênfase não era na tecnologia, e sim na melhor pedagogia para aproveitar a presença da tecnologia para fazer a criança aprender melhor.A tecnologia permitia aos alunos terem novas ferramentas para participarem mais ativamente da aula. Eles agora eram os protagonistas, autores, atores. Eles criavam novos mundos multimídia, pesquisavam informação em inúmeras fontes, eram testados e já recebiam o resultado na hora para poderem planejar melhor seu próximo passo...Era uma verdadeira sala de aprendizagem. Todos pareciam muito motivados, tanto alunos como professores. A curiosidade natural da criança era aguçada por novos desafios a serem explorados, vencidos. Os alunos podiam testar suas hipóteses, medir as conseqüências de suas decisões. Assim eles iam se tornando mais seguros, mais autônomos, e passaram a não ter medo de tomar iniciativas. Verdadeiros cidadãos do século XXI.A tecnologia estava presente a tal ponto que acabou tornando-se transparente, e os esforços eram dedicados à aprendizagem. É isso que devemos alvejar ao fazer projetos de tecnologia. Fazê-la servir à educação, e não o contrário.
Cristiana Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário