STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

terça-feira, 31 de março de 2009

JUDAS PRIEST - HEAVY METAL CLÁSSICO










Em setembro de 1969, Al Atkins (vocalista) e Bruno Stappenhill (baixista), dois amigos que moravam em Birminghan, Inglaterra, realizavam testes de audição de guitarras para sua banda. Dentre os vários que compareceram, estava Kenneth Kelvin 'KK' Downing, mas ele não chegou a ficar. O escolhido foi Earnest Chataway. O line-up foi completado com o baterista John Partridge. Bruno sugeriu que a banda se chamasse Judas Priest, nome tirado da faixa "The Ballad Of Frankie Lee and Judas Priest" de Bob Dylan. Após algumas apresentações, gravaram uma Demo-Tape com duas faixas com o objetivo de conseguir um contrato com uma gravadora. Sem atingir esse objetivo, em meados de 1970, decidem se separar.As divergências musicais aliadas a insegurança e a tristeza por não ter gravado o primeiro álbum foram os principais motivos. Al Atkins era o mais descontente com o estilo 'bluesy' que a banda tinha adotado e continuou procurando por músicos para seu novo projeto. Numa noite Al ouviu uma banda com 3 jovens que o entusiasmou. Um deles era KK Downing, guitarrista que Al já conhecia. Os outros eram Ian 'Skull' Hill (baixo) e John Ellis (bateria). Al perguntou ao trio se precisavam de um vocalista e a resposta foi positiva. Começaram ensaiar, mas Al não havia gostado do nome que iam batizar a banda, Freight. Decide sugerir o nome de sua ex-banda, Judas Priest. Todos foram unânimes em concordar.Após poucos meses, começam a tocar, abrindo para o Slade, Budgie e Warhorse. O baterista John Ellis deixa a banda, sendo substituído por Alan 'Skip' Moore.Em julho de 1971 gravam 2 músicas: "Holy Is The Man" e "Mind Conception". Seguem, entre 1971 e 1972, apresentando-se poucas vezes ao vivo, já que estavam concentrados em compor para o primeiro álbum. Tudo ia bem até que o baterista Alan Moore deixa a banda para integrar o Sundance, sendo substituído por Chris 'Congo' Campbell.Em 1973, excursionam como suporte para o Thin Lizzy e UFO. Mas, após os shows, Al Atkins deixa a banda por problemas financeiros e familiares. Na mesma época, Chris Campbell também deixa o Priest. Muitos pensaram que este seria o fim, mas KK Downing e Ian Hill decidem continuar. A namorada e futura esposa de Ian Hill, Sue Halford, indica seu irmão, Robert John Halford, para o posto de vocalista. Halford entra definitivamente no Judas Priest, trazendo consigo o baterista de sua banda (Hiroshima), John Hinch.Após algumas apresentações, um 'olheiro' da Gull Records os vê e os convida para entrarem em estúdio e trabalhar no lançamento do primeiro álbum. Nessa época, resolvem convocar mais um guitarrista para o grupo e o escolhido para o posto é Glenn Tipton.A banda começa a gravar o álbum, terminando-o após três semanas de trabalho. Dia 06 de setembro de 1974 lançam na Grã-Bretanha o debut, "Rocka Rolla" . Os músicos, mesmo descontentes com a produção de Roger Bain , tinham consciência de que o material era forte o bastante para falar por si.Em 1975, o Judas Priest excursiona pela Europa com o intuito de promover "Rocka Rolla". E a força da banda ao vivo pôde ser mostrada no Reading Festival, onde impressionam o público e a mídia. Após o show, o baterista John Hinch deixa a banda. Para seu lugar, recrutam o ex-membro Allan Moore. E começam a compor para seu segundo álbum.Em dezembro de 1975 entram no London's Morgan Studios para gravar "Sad Wings Of Destiny", lançado em março de 1976. Entre faixas do álbum, pelo menos 2 clássicos: "Victim Of Changes" e "The Ripper". Partem para uma tour pela Grã-Bretanha e, apesar de não contarem com nenhum apoio da gravadora, tocam de abril a junho. Mas, são recompensados com um contrato com a multinacional CBS/Columbia (atualmente Sony Music).Em seguida, entram em estúdio para a gravação do terceiro álbum, "Sin After Sin" , com produção de Roger Glover (então ex-baixista de Deep Purple). Como o baterista Alan Moore havia saído, o Judas Priest contou com os préstimos de um músico de estúdio, o ótimo Simon Phillips. O álbum saiu em abril de 1977 e atingiu a 23ª posição nas paradas da Inglaterra, eternizando músicas como "Sinner" e "Diamonds And Rust" (cover de Joan Baez). Após o lançamento, seguem em tour pelos EUA, onde tocaram como suporte para o Led Zeppelin, R.E.O. Speedwagon e Foghat, e Inglaterra abrindo para o Status Quo.O crescente sucesso do Judas Priest continuou com "Stained Class", lançado em fevereiro de 1978, com produção de Dennis McKay. O baterista já era Les Binks. Nesse álbum, o som tocado pelo Judas Priest começou realmente a chamar a atenção do mundo. Faixas como "Exciter", "Beyond The Realms Of Death" e "Better By You, Better Than Me" mostravam o poder de fogo da banda.Após a tour, a banda volta ao estúdio para gravar o próximo trabalho, com produção a cargo de James Guthrie. "Killing Machine" foi lançado em outubro de 1978 no Reino Unido, mesma época em que a banda parte para uma tour na Inglaterra. As faixas que mais marcaram neste lançamento foram "Delivering The Gods", "Hell Bent For Leather", "Burning Up", "Running Wild" e "Green Manalishi". No início de 1979, o álbum é lançado nos EUA, com o título de "Hell Bent For Leather".A tour mundial que se seguiu foi ao lado de bandas como o Kiss e AC/DC. Entre maio e agosto, o Judas Priest prepara o primeiro álbum ao vivo. "Unleashed In The East" foi gravado em Tóquio com produção de Tom Allom e até hoje é considerado um dos melhores álbuns ao vivo de Heavy Metal de todos os tempos, apesar de sabidamente ter muitos overdubs. Nessa época o baterista Les Binks deixa o Priest, sendo substituído por Dave Holland, ex- Trapeze.No início de 1980, começam a gravar "British Steel", lançado oficialmente em março. "British Steel é considerado um dos melhores álbuns do Priest e um marco do heavy metal, com faixas de fácil assimilação como Breaking The Law e Living After Midnight e outras mais pesadas como Grinder, Rapid Fire e Metal Gods. Neste mesmo ano, tocam na primeira edição do Castle Donnington "Monsters Of Rock Festival", ao lado de Rainbow e Scorpions.Após o fim da tour viajam para a ilha Ibiza, no Mediterrâneo, para pré-produção do álbum seguinte, "Point Of Entry". Apesar de poder contar com uma boa produção e de obter boa vendagem, o álbum não emplaca. Mesmo assim, faixas como 'Heading Out To The Highway", "Desert Plains" e "Hot Rockin'" conseguem virar clássicos.Depois de outra turnê mundial e um breve período de descanso, a banda se reúne para iniciar os trabalhos para o álbum seguinte, "Screaming For Vengeance".Com a produção novamente a cargo de Tom Allom, "Screaming For Vengeance" é lançado oficialmente em julho de 1982 e obtém a marca de 4 milhões de cópias vendidas nos EUA. O hino máximo "The Hellion/ Electric Eye" abre o álbum em grande estilo, seguido de faixas memoráveis, como "Riding On The Wind", "Bloodstone" e "You've Got Another Thing Coming".A tour de divulgação do álbum durou nove meses, sendo que seis deles somente nos EUA, ao lado do Def Leppard e Iron Maiden.Depois da tour, passam a se dedicar aos trabalhos do álbum seguinte, sempre com o auxílio do produtor Tom Allom.Em dezembro de 1983 sai "Defenders Of The Faith". Apesar da falha na tentativa de igualar o sucesso de seu antecessor, o álbum contém faixas magníficas como "Frewheel Burning", "Jawbreaker" e "The Sentinel". O único ponto negativo unânime foi em relação ao nível da gravação que, realmente, deixou a desejar.O ano de 1984 foi inteiramente dedicado à turnê mundial.No início de 1985, a banda se concentrou no Compass Point Studios, nas Bahamas, para a composição do álbum seguinte. Era o início da era digital nas técnicas de gravação e o produtor Tom Allom não hesitou em sugerir que o novo álbum fosse feito com o uso de técnicas mais modernas.Após um longo período de preparação, lançam "Turbo" , em março de 1986. Os velhos fãs torceram o nariz para esse álbum, com suas guitarras sintetizadas e bateria eletrônica.Partem para uma tour mundial (exceto Grã-Bretanha), a "Turbo-Fuel For Life Tour", que resultou em mais um álbum ao vivo, "Priest...Live!", lançado em junho de 1987. A imprensa, no entanto, não escondia o descontentamento com o direcionamento musical de "Turbo" e não poupou as críticas, escrevendo que a música da banda era irrelevante para aquela época.Em 1988 o Judas Priest chamou a atenção com a gravação de "Johnny B. Goode", cover de Chuck Berry.O novo álbum, "Ram It Down", lançado em maio de 1988, trouxe-os de volta ao Heavy Metal clássico, mesmo contando com uma produção com resquícios da fase "Turbo".Após a tour pela Europa e EUA, o baterista Dave Holland deixa a banda por problemas familiares pouco tempo antes de se iniciarem as gravações do álbum seguinte.Decidem convidar o baterista Scott Travis do Racer X, que aceita prontamente o convite. Com o sangue novo de Travis na bateria, partiram para o Wisseloord Studios, na Holanda, para gravar o novo álbum com produção de Chris Tsangarides.Em 1990 lançam o magistral "Painkiller", um álbum que causou impacto pela excelente produção e peso, colocando o Judas Priest como banda número 1 do cenário do Heavy Metal mundial. Todas as faixas mostraram uma banda atualizada, mais agressiva e muito mais técnica que o habitual e, entre as que mais se destacam, estão: "Painkiller", "All Guns Blazing", "Metal Meltdown", "Night Crawler" e "Touch Of Evil".No início de 1991, pela primeira vez, fazem uma escala muito especial no Brasil para um show em 23 de janeiro no "Rock In Rio II", realizado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ao lado de Sepultura, Megadeth, Queensrÿche e Gun's n Roses.Em junho de 1992, Rob Ralford anuncia que vai gravar com uma banda paralela, o Fight, mas afirmava à imprensa que não saíria do Judas. Mas, em setembro, deixa o Judas Priest para se dedicar exclusivamente ao Fight, levando consigo o baterista Scott Travis. Os outros músicos eram Brian Tilse e Russ Parish (guitarras) e Jay Jay (baixo).Em dezembro de 1992 KK, Tipton e Hill decidem abrir o jogo para a imprensa e concordam que Halford estava de fora do Judas Priest. A gravadora CBS lança, em abril de 1993, uma coletânea dupla, "Metal Works 73-93", além de um vídeo (lançado pela CMV), contando toda a história da banda, com depoimentos e imagens raras.Meses depois, Halford finalmente solta seu primeiro álbum com o Fight, "War Of Words", com um som mais simples, porém, muito pesado. Os fãs aprovam o Fight e ficam no aguardo de uma resposta do Judas.O Fight decola com uma tour mundial passando, inclusive, pelo Brasil. Na seqüência, lança o segundo álbum, "A Small Deadly Space", que dessa vez não agradou. Pouco tempo depois, Halford declara o fim da banda.Enquanto isso, o Judas Priest continuava a procura de um novo vocalista.A dupla KK e Tipton já estava compondo o novo material e Scott Travis decide voltar a seu posto no Judas, após o fim do Fight.Em março de 1996, Scott Travis entra no estúdio onde estavam preparando o novo álbum e mostra um vídeo de uma banda cover do Judas (Bristish Steel). O trio enlouquece ao ver o norte-americano, de Akron/Ohio, Tim Owens, cantando. Numa das apresentações da banda de "Ripper" Owens, Scott Travis os observou. Na ocasião, Scott chegou até a fazer um jam com a banda, tocando "Metal Gods" e ficou impressionado com a performance de Owens. Por isso, levou o vídeo do British Steel para ser analisado por Glenn Tipton. E, a convite do próprio Tipton, Tim Owens parte rapidamente para a Inglaterra para uma audição. Após o teste , Tim "Ripeper" Owens é anunciado à imprensa como o novo vocalista do Judas Priest.Neste período, Glenn Tipton já estava para realizar um de seus sonhos que, era gravar um álbum solo. Mesmo estando trabalhando no novo álbum do Judas, Tipton divide seu tempo entre os EUA (Los Angeles) e a Inglaterra (Londres), onde ocorreram as gravações de "Baptism Of Fire". Convidados ilustres, como Cozy Powell (bateria), Billy Sheehan, John Entwistle e Robert Trujillo (baixistas), participaram do projeto, que foi lançado oficialmente em fevereiro de 1997.Na mesma época, os trabalhos do novo álbum do Judas continuam. E, após sete anos de silêncio, é lançado "Jugulator" em 1997. O som é extremamente pesado, com guitarras mais distorcidas do que nunca e sem os solos harmoniosos de tempos passados. Na minha opinião, o ponto negativo do álbum foi a preocupação de Owens querer soar como Rob Halford, chegando a irritar.Em janeiro de 1998, começam a tour pela Europa e, apesar de não tocarem em grandes estádios, lotam as casas de shows em todos os lugares por onde passam. O resultado foi a gravação de mais um álbum ao vivo, "Live Meltdown' 98". Aqui já se nota um Owens mais solto e, agora sim, mostrando toda sua qualidade, se saindo muito bem inclusive nas músicas de Halford.Mas, Rob Halford consegue tomar a cena ao declarar ao mundo sua homossexualidade, coisa que todos já estavam cansados de saber. Após todo o falatório, Rob Halford monta outra banda, o Two. Ao lançar o álbum "Voyeurs" , o público desaprova o trabalho, que mixava techno e industrial com partes de guitarras pesadas (à la Nine Inch Nails), causando vários cancelamentos de datas pelo mundo. O Two chega ao fim, ficando o Rob Halford com sua própria carreira solo numa volta ao estilo que o consagrara no Judas Priest.Em 2000, Halford lança seu álbum "Resurrection", com uma sonoridade clássica e que teve ótima aceitação dos fãs. Em janeiro de 2001, durante sua turnê, Halford se apresenta com sua banda no Rock In Rio. Ao final da tour é lançado o ao vivo "Live Insurrection".Paralelamente à carreira de Rob Halford , o Judas Priest seguia firme e em julho de 2001 sai o álbum "Demolition". Seguindo as mudanças iniciadas em "Jugulator", o Judas tende ao metal moderno. Novamente gerou discórdias, com fãs radicais não o aprovando enquanto outros acreditam tratar-se de (mais um) excelente álbum.Após 10 anos desde a última passagem pelo Brasil, a turnê inclui datas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.Em 2003 começam boatos sobre a saída de Ripper e a volta de Halford ao Judas Priest. Em julho a banda declara oficialmente em seu site a retorno de Rob Halford. Fora do Judas, Ripper assumiu o posto de vocalista na banda Iced Earth. Em 17 de novembro é lançado o DVD Electric Eye, que inclui diversos vídeo clipes, o show de 1986 em Dallas (o mesmo de "Priest Live") e apresentações no BBC.Em 2004 sai o box Metalogy comemorando o 30º aniversário da banda, que inclui 4 cds com musicas de toda a carreira (1974-2002) mais b-sides e versões ao vivo, e um DVD com o show de 1983 em Memphis.No início de 2005 é lançado o tão esperado álbum da volta do Priest com sua formação clássica . "Angel Of Retribution" mostra o Judas Priest de volta ao metal tradicional, com letras que citam referências a várias outras músicas e álbuns da banda. Os destaques ficam por conta de "Deal With The Devil", "Hellrider", "Judas Rising" e "Demonizer". Em setembro voltam novamente para apresentações no Brasil, agora em companhia do Whitesnake. Ao final da turnê mundial, lançam outro DVD gravado no Japão , "Rising In The East".Em 2008, o Judas Priest lançou "Nostradamus", álbum conceitual sobre o famoso profeta da idade média. Esse disco criou uma certa controvérsia entre os fãs por ser longo e "arrastado" demais devido aos diversos interlúdios e passagens orquestradas.Ao vivo, porém, suas músicas se saíram muito bem.

FONTE: FIREBALL

GRATO PELO EXCELENTE TRABALHO

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