STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

terça-feira, 24 de março de 2009

DONY POWERHEAD - EM NOME DO METAL!!!


ATITUDE FANZINE RECEBE HOJE UM DOS MAIORES CONHECEDORES DO METAL QUE JÁ CRUZEI: DONY POWERHEAD. TIVE OS PRIMEIROS CONTATOS COM O DONY EM 1986, ÉPOCA EM QUE TROCAVÁMOS GRAVAÇÕES EM K-7. HOJE ELE FALA SOBRE SEU ENVOLVIMENTO COM O METAL, COMENTA SONRE AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM E NOS DÁ DICAS DE EXCELENTES DISCOS.
1.A PRIMEIRA PERGUNTA É A CLÁSSICA: QUEM É POWERHEAD?

Obrigado Paulão. Primeiramente é um prazer e um privilégio estar aqui nas páginas do Atitude Fanzine respondendo suas perguntas.Tenho 50 anos (e bem vividos, rsrsrsrs), sou de São José dos Campos e moro em Ilhabela desde 1972 e desses anos posso afirmar que mais de 30 deles foram dedicados ao Heavy Metal, uma das paixões de minha vida.

2. NOS ANOS 80 NOS CONHECEMOS TROCANDO K-7, QUE RECORDAÇÕES TÊM DAQUELA ÉPOCA? TRACE UM PARALELO ENTRE AS TROCAS DE K-7 E AS TROCAS VIA BLOGS.

Recordações, as melhores possíveis, foi uma época mágica, conheci muita gente legal, alguns verdadeiros bangers ainda hoje na estrada, entre os quais o Paulão, outros por razões desconhecidas desapareceram. Antes era difícil mesmo conseguir material referente ao metal, a pouca divulgação, a falta de material no mercado, a não ser os importados, mas era bem mais emocionante.Depois com o surgimento dos blogs facilitou e muito, mais que isso, os blogs sobre metal acabaram se tornando um ponto de encontro virtual dos bangers em geral.


3. QUANDO VOCÊ COMEÇOU A CURTIR O ROCK? QUAL FOI A PRIMEIRA BANDA QUE TE FEZ PENSAR: ESSE SERÁ O SOM QUE IREI CURTIR POR TODA A MINHA VIDA.

Comecei em 1974 e meu 1º disco foi o grande “Machine Head” do Deep Purple, um clássico absoluto.

4. VOCÊ JÁ ESCREVEU UM TEXTO SOBRE O MÁGICO ANO DE 85, MAS O METAL COMEÇA A GANHAR ESPAÇO ANTES COM A NWOBHM. EXPLIQUE PARA A GALERA O QUE FOI ESSE MOVIMENTO E EM SUA OPINIÃO, QUAIS FORAM OS MAIORES REPRESENTANTES. INDIQUE UM DISCO DESSE MOVIMENTO PARA SER POSTADO JUNTO COM ESSA ENTREVISTA.

A NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) foi um movimento que nasceu no final dos anos 70 na Inglaterra. Mas, acabou se espalhando para outros países também, Suécia, Alemanha, Espanha, França…O heavy metal estava meio que adormecido.Reinava a moda pop new wave, o punk e até a malfadada disco music.A partir daí, os verdadeiros amantes do metal, cansados da mediocridade musical que imperava, resolvem empunhar as guitarras como um brado e resgatar a semente plantada pelos monstros sagrados (Purple, Sabbath, Uriah, Zeppelin…). E o surgimento desse levante impulsionou o heavy metal ao seu lugar merecido, o topo. Foram tantas bandas importantes surgidas no movimento, como Samson, Raven, Angel Witch, Tygers Of Pan Tang, entre tantas outras, mas duas delas se destacaram e prosperaram Iron Maiden e Saxon. Deixa ver, um disco para ser postado, o debut do grande Angel Witch.



5. ENQUANTO O METAL GANHAVA FORÇA NO MUNDO NO BRASIL AS BANDAS APENAS ENGATINHAVAM. QUAL BANDA VOCÊ CONSIDERA QUE DEU O PRIMEIRO PASSO PARA O FORTALECIMENTO DO METAL NO BRASIL?

Bom, tivemos grandes nomes no início, Sepultura, Vulcano, Korzus, mas particularmente considero o Dorsal Atlântica um nome da maior importância para a evolução do metal nacional.

6. O THRASH METAL GANHOU MUITO IMPULSO NOS ANOS 80 E CREIO QUE É SEU ESTILO PREFERIDO. CONTE-NOS SOBRE ESSE ESTILO E COMENTE SOBRE ALGUMAS BANDAS QUE MARCARAM O MOVIMENTO.

O thrash é uma subdivisão do Heavy Metal, na verdade detesto essas tais subdivisões, mas vamos chamar de estilo. Grandes doses de velocidade, peso, agressividade e energia são os ingredientes do estilo. Bandas que marcaram o estilo foram Slayer, Anthrax, Exodus, Metallica, Testament, Overkill e muitas outras. Nunca houve um estilo tão rico em bandas como o thrash oitentista e indiscutivelmente isso já ficou mais do que comprovado.

7. COMPARE O SER UM HEADBANGER NOS ANOS 80 E O SER HEADBANGER HOJE.

Nos anos 80 existia mais sinceridade e companheirismo, os bangers amavam de verdade o som pesado, tinham postura e só os verdadeiros permaneceram na estrada até hoje. Não que atualmente muitos deles não tenham essas virtudes, mas como um da geração antiga, falo por mim, com convicção e conhecimento de causa.
8. E POLÍTICA, O METAL BRASILEIRO É POLITIZADO OU ALIENADO? E O POWERHEAD É UM SER POLÍTICO?

Eu acho que não, depois do Dorsal não surgiu nenhum nome no cenário que mereça destaque no que se refere a temas políticos. Tenho minha opinião formada sobre política, mas prefiro ler os artigos, como aqueles que você postou no seu blog de opinião.

9. NOS ANOS 80 MUITOS LEVANTAVAM BANDEIRAS SOBRE O COMBATE AOS POSERS E AO FALSO METAL, SENDO QUE ENTRE ESSAS BANDAS PODEMOS CITAR O MANOWAR E A DORSAL ATLANTICA. HOJE PASSADOS MAIS DE 20 ANOS COMO VOCÊ ANALISA AQUELA POSTURA?

Foi uma postura que para época valeu, porque esses que você citou, entre outros, sempre tiveram postura e atitude. Mas atualmente isso não vale mais,levando-se em conta que muitas bandas que combatiam o “false metal” mudaram totalmente sua postura, traíram os fãs que acreditaram nelas.E o metal se diversificou tanto, salvo as exceções, quase não dá prá identificar mais o que é “true ou false metal”.


10. E SHOWS, ENTRE OS QUE VOCÊ ASSISTIU, QUAIS LHE MARCOU MAIS?

Sem dúvida, foi o Rock In Rio de 85 e o show foi o do Iron Maiden.Mas, Scorpions, Ozzy e Whitesnake foram incríveis também.


11. ALÉM DO HEAVY METAL, QUAL OUTRA VERTENTE DO METAL ENCANTA AO DONY POWERHEAD?

Na verdade curto de tudo um pouco, obviamente, sendo de qualidade. Depois do heavy tradicional, vem o thrash, o black e death metal, principalmente dos 80´s e 90´s.

12. VOCÊ É UM FREQUENTADOR ASSÍDUO DE NOSSOS BLOGS, COMO VOCÊ ANALISA O TRABALHO DA EQUIPE ATITUDE?

Verdadeiramente um grande, primoroso e impecável trabalho. Você é um verdadeiro guerreiro, um batalhador incansável da cena underground e parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho.


13. RECENTEMENTE POR MOTIVOS ALHEIOS A SUA VONTADE, VOCÊ TEVE QUE DAR UMA PARADA NO POWERHEAD BLOGSPOT, ESSE FATO GEROU MUITOS PROTESTOS DE SEUS FREQUENTADORES, VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SEU BLOG PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO METAL?
Sim, tenho consciência da importância do blog, não só do meu, dos nossos, o Atitude Underground, (Paulão), o Old School (Rogério), Speed & Metal (Laaz). Aproveito para agradecer as mensagens de apoio a todos e digo o “ Powerhead” vai em frente


14. OS BLOGS VIRARAM PONTO DE ENCONTRO DE ADMIRADORES DE ESTILOS. QUE AMIZADES VOCÊ FEZ PELOS BLOGS QUE VOCÊ TEM ORGULHO EM DECLARAR?

Acho que acabei citando acima, o Rogério do Old School foi o primeiro, um grande banger e um amigo acima de tudo. O Paulão a gente se conhecia desde os 80´s e agora nos reencontramos na Internet e claro o Laaz de Portugal,me orgulho sim, vocês são mais do que especiais.


15. EXISTE UM ATAQUE CONSTANTE AOS BLOGS E MUITOS ACABAM SENDO DELETADOS. PARA VOCÊ A DISTRIBUIÇÃO VIA DOWNLOADS É DE FATO UMA AMEAÇA AS GRANDES GRAVADORAS OU ELES NÃO ESTÃO SABENDO APROVEITAR ESSE GRANDE MOVIMENTO PARA CRIAR NOVAS FORMAS DE CONTATO COM OS CONSUMIDORES?

São um caso sério esses ataques aos blogs e esse é um risco que nós blogueiros corremos no dia a dia. Não acho que a distribuição gratuita seja uma ameaça às gravadoras. Ameaça sim é o preço que é cobrado por um cd, um absurdo. Como disse bem o Laaz na entrevista dele, o download é um processo de seleção natural, se a gente gosta do disco vai lá na loja e compra.

16. COMO É O MOVIMENTO EM ILHABELA?

Na verdade, não existe a exemplo de outras cidades da região do litoral norte paulista. Existem alguns bangers e das antigas bem poucos.


17. VOCÊ TEM UMA MISSÃO: DIZER QUAIS SÃO OS CINCO DISCOS MAIS INFLUENTES DA HISTÓRIA.

E que missão difícil, quase impossível, rsrsrs. São eles, Machine Head (Deep Purple), Sabotage (Black Sabbath), Long Live Rock´n´Roll (Raibow), Piece of Mind (Iron Maiden) e British Steel (Judas Priest)

18. O QUE VOCÊ ACHOU DA PROPOSTA DA REALIZAÇÃO DO HEAVY METAL ASILO?

Espero que o evento seja coroado de êxito e que venham outros, Infelizmente não poderei estar presente, mas torço pelo total sucesso do Heavy Metal Asilo.

19. O METAL AINDA EXISTE COMO FORÇA INOVADORA OU É APENAS REFLEXO DO PASSADO?

Acho que existe sim como força inovadora e a prova disso são essas bandas novas talentosas e com personalidade que vem surgindo no thrash metal e ainda o retorno das grandes bandas antigas caso do Onslaught, Sabbat, Artillery…Há quem pense que é reflexo do passado, pois não existe criatividade ou originalidade, mas eu penso que não.

20. QUE SHOW VOCÊ LARGARIA TUDO PARA ASSISTIR?

Uma das minhas thrash bands favoritas, o Slayer.

21. DAS BANDAS ATUAIS TEM ALGUMA QUE LHE FASCINA? CASO CONTRÁRIO QUAIS SÃO SUAS RAZÕES?

Das bandas atuais gostei bastante pelo lado nacional, do Violator e Hellish War e lá fora do Evile e Bonded By Blood.


22. UMA ÚLTIMA PERGUNTA QUE NINGUÉM ESCAPA. APÓS RESPONDER FIQUE LIVRE PARA DAR SEU RECADO FINAL A GALERA: DEUS SALVA E O ROCK ALÍVIA?

Quero deixar um abraço a todos que me acompanham no Powerhead, o espaço é de vocês. Curtam a vida prá valer, com consciência e atitude, conservem-se firmes e fortes no metal. Obrigado a todos! Naturalmente, Deus Salva e o Rock Alivia! HEAVY METAL RULES!!!

3 comentários:

  1. Dony Power"Fucking"Head...velho, vc é o cara!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE . FOI UM ENTREVISTA MUITO LEGAL. LAAZ COLEI ESSE VÍDEO NOS CARTAZES DO HEAVY METAL ASILO..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos, Rogerio, Paulão e Laaz,como já falei e repito, vocês são mais do especiais!!!

    ResponderExcluir