STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

sábado, 21 de março de 2009

DAGON - HARD& HEAVY E GRANDE DIFUSOR DA CULTURA LIVRE


ATITUDE RECEBE A VISITA DE UM GRANDE CARA. ROQUEIRO CONVICTO, MESTRE DO HARD ROCK, COLABORADOR DA DIFUSÃO DA CULTURA LIVRE. VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DO DAGON ADMINISTRADOR DO BLOG HARD & HEAVY. NA FOTO DAGON E JU.


1. Dagon é um dos nomes mais conhecidos entre os blogueiros. Mas afinal, quem é Dagon?

R: Dagon é um cara pai de família. Técnico de Informática, morador do Hell de Janeiro e roqueiro convicto.

2. Conte-nos um pouco sobre seu envolvimento com o movimento METALROCK, quando começou a curtir, quais foram às primeiras bandas que você curtiu e como era a cena rock onde você morava.

R: Comecei a curtir rock aos sete anos de idade quando o Kiss veio ao Brasil em 83, para os adultos da minha família era uma loucura "coisa do demo" diziam eles, então pensei; po o inferno deve ser maneiro pra kct, hehe. Não tínhamos um radinho sequer em casa e ouvia o som que vinha da casa do vizinho que era um viciado em Kiss. Sei que quando começava "I Love It Loud" com Eric Carr esmurrando a bateria eu corria pra área de serviço em direção ao som e pegava uma vassoura e colocava e língua pra fora me imaginando ser o próprio Gene Simons com seu baixo em forma de machado, dizem que a cena era impagável, hehe.
Nessa época não tinham como conhecer muitas bandas, mas com a popularização do Heavy Metal e o acesso a revistas como a METAL e a ROCK BRIGADE graças a ajuda de um grande amigo que virou meu professor na área tive acesso a discos de bandas como Uriah Heep, Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden, Scorpions, Black Sabbath e claro o Kiss, essas foram as primeiras bandas que comecei a curtir.
Nos anos 80 a cena rock proliferava graças à ajuda da Fluminense FM, a Maldita, que dava oportunidades a diversas bandas, sejam elas do Pop, Punk, Rock, Hard ou Heavy, Existia na época um programa chamado Espaço Aberto onde rolavam diversas demos de bandas como TNT, Inquisição, Fim do Mundo, Azul Limão, Metalmorphose, Taurus, Calibre 38, Lixo de Luxo, Dorsal Atlântica e tantas outras que infelizmente desapareceram na poeira.
3. Como você analisa esse grande movimento mundial de distribuição de cultura livre via internet? Em quais blogs você participa atualmente?

R; Cara além do blog eu administro uma das maiores bibliotecas virtuais da rede com milhares e-books de todo tipo para distribuição gratuita, o fórum PDL (Projeto Democratização da Leitura). Acho que a Internet mesmo tendo seus problemas foi à maior invenção do século XX onde temos a chance de compartilhar todo tipo de cultura, sei que temos o problema dos direitos autorais e nem vou entrar no mérito da questão, mas acho que a distribuição de cultura jamais deveria ser tolhida num país que já é tão carente disso. Pra quem quiser conhecer é só clicar nesse link abaixo e fazer um rápido registro pra acessar o conteúdo.

http://www.portaldetonando.com.br/forum/portal.php

Além do Hard & Heavy participo do fórum PDL (Projeto Democratização da Leitura) e sou colaborador no Let's Rock cujo dono é o Herman.

http://let-srock.blogspot.com/


4. Percebemos pelas postagens que você curte muito a cena rock setentista. Como você avalia o Rock 70? Quais as bandas que você mais curte daquele momento?

O rock 70 foi à época de ouro da música e do rock em geral, não existiam sintetizadores ou computadores e olha só o que essas bandas fizeram utilizando apenas baixo, guitarra e bateria e quando muito um orgão Hammond, o cara que se diz roqueiro e ignora essa época deve ser condenado a passar o resto de seus dias ouvindo funk proibidão do Hell de Janeiro, hehe.
É praticamente impossível citar alguma banda, já que a cada dia pesquisando você acaba encontrando diversas pérolas, mas as já citadas Black Sabbath e Uriah Heep sem dúvida são as que mais mexeram comigo e são altas influências pra todos que vieram depois.

5. Existem muitas bandas ainda obscuras da cena Hard Rock 70 postadas no Hard & Heavy. Qual você considera a postagem mais rara que já realizou?

R: Ah existem sim muitas bandas obscuras, mas existe uma em questão que acho um verdadeiro achado, veio da Alemanha e seu som é um Hard Rock agressivo e extremamente cru, todos que ouvem ficam meio embasbacados, rs, a P2O5, quem não conhece e gosta do Hardão Setentista pode baixar sem medo os dois discos disponíveis no H&H que não vão se arrepender.

6. Quem são as pessoas que formam a equipe Hard & Heavy?

R: A Equipe é formada pelo Miguelto que é um grande amigo que conheci no excelente blog Seres da Noite onde comecei e que me influenciou a criar o meu próprio blog e pela Juliana, a Ju que vocês todos conhecem que é a parceira de todas as horas e que da aquele toque feminino naquele pardieiro de roqueiros, rs.

7. Como você analisa o trabalho desenvolvido pela Equipe Atitude Underground?

R: Acho um trabalho excelente, como te falei antes a criação desse espaço ta longe de ser apenas um blog, acho que a Equipe Atitude Underground conseguiu criar a idéia mais original que vejo em anos ao mostrar aqui os anônimos que fazem o movimento underground crescer em toda rede, além de divulgar novas bandas que surgem em todo país meus parabéns a toda equipe.

8. E a cena rock atual? Qual é a sua opinião?

R: Não vou falar da cena rock em geral e sim do Hard e do Heavy Metal que são minha praia. Apesar de estar fora da mídia acho que a cada dia que passa vem surgindo grandes bandas que fazem um som interessante, a maioria surgida da Europa, posso citar que deposito minha esperança em bandas como: The Answer, Siena Root, Wicthcraft, Burning Savior, Danava, Pig Iron, Count Raven, Revelation e muitas outras que vem surgindo por ai e não deixam o Hard e o Heavy Tradicional cair no esquecimento.

Por falar em mídia vou deixar aqui um protesto: No Hell de Janeiro não existe uma única rádio que toque música decente, sugiro aos empresários dos meios de comunicação que abram um espaço pra esse publico gigante e carente do Hard e do Heavy.

Parei de ouvir rádio já faz oito anos e conheço muita gente que também tomou nojo do dial fm deste estado. Depois querem reclamar da pirataria...




9. Quais são em sua opinião os discos mais influentes da História do Rock?

R; Essa é outra pergunta difícil de responder, vou citar apenas os discos que até hoje considero os mais importantes lançados no mundo metálico e que considero indispensáveis.

1. Creatures of the Night - Kiss
2. Heaven And Hell - Black Sabbath
3. The Number of the Beast - Iron Maiden

10. Em Maio iremos promover em Bebedouro o HEAVY METAL ASILO para reunir os bangers que atuaram nos anos 80. Você consegue imaginar um grande encontro de blogueiros para comemorar a distribuição de Cultura Livre?

R: Essa idéia do ASILO deveria ser difundida pra todas as capitais, gostaria muito de estar presente mais infelizmente não poderei já que acabei de voltar de Sampa onde fui com o Renato e Ju assistir ao Maiden.

Já houve certa vez uma idéia sobre um encontro de bloggers criada pelo Pirata, do Piratas do Rock, o maior problema é que a grande maioria é de Sampa o que pode dar certo problema de acesso pra quem é de fora do estado como eu já que o gasto é bem alto.

11. Que conselhos você dá para quem deseja iniciar um blog?

R: Em primeiro lugar o iniciante deve se focar no que ele gosta criar um blog apenas pra dizer que tem um não rola. Tem blogs por ai que vão do funk ao metal na velocidade da luz, rs.

Em segundo lugar o cara deve criar um ambiente limpo e organizado, vejo blogs por ai lotados de popup e sem nenhuma indicação de conteúdo, o visitante entra e já da vontade de sair correndo, tem blogs que visitei apenas uma vez e nunca mais voltei pela total dificuldade de se achar alguma coisa. Em terceiro e último lugar a situação de links e comentários, muitos blogueiros simplesmente copiam links de outro blog sem dar nenhum crédito, esses blogs acabam caindo em subcategoria, pois acabam virando mera cópia de outros.

Muitas vezes passo por um blog e deixo um comentário e o blogueiro simplesmente não responde, acho isso um total desinteresse por quem comentou, quando isso ocorre eu também não volto mais ao blog.

Então pros iniciantes deixo as dicas:

1. Responda aos comentários dos visitantes.
2. Pegou o link de outro blog de a ele o crédito e se puder suba novo link para que se tenha mais opções de baixar o disco.
3. Ponha marcadores de toda e qualquer postagem para que o visitante saiba qual é o conteúdo que você tem. E pelo amor de DIO se livre dos popups.

12. Você já teve problemas legais com alguma postagem?

R: Ainda não e espero não ter, mas se tiver eu já tenho um outro blog fechado com todo o conteúdo do Hard & Heavy;



13. Indique um disco que você gostaria de ver postado no ATITUDE UNDERGROUND e fale suas razões.

R: São tantos discos e tantas bandas, mas o P2O5 já citado é uma ótima pedida pra divulgar esse som espetacular que poucos conhecem.
DAGON disse...
P2O5 (1975)
P2O5 - Vivat Progressio Pereat Mundus (1978)
Parte 1
P2O5 - Vivat Progressio Pereat Mundus (1978)
Parte 2


14. Deixe uma mensagem final para nossos leitores.

R: O Rock não é só música é um estilo de vida, um grande abraço a todos os roqueiros e visitantes deste espaço e não deixem de conferir e comentar as velhidades do estilo constantemente postadas no Hard & Heavy.
VALEU DAGON! A EQUIPE ATITUDE AGRADECE SUA DISPONIBILIDADE E MANTENHA CONTATO MEU VELHO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário