STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ATITUDE UNDERGROUND POWER METAL VOLUME 1


ESSA É MAIS UMA COLETÂNEA ATITUDE UNDERGROUND
POWER METAL VOLUME 1
BANDAS
3 INCHES OF BLOOD - AGRESSOR - AHOORA - ARCH MENESIS

ARIDA VORTEX - ART OF FEAR - BLACK ABYSS - BLACK DESTINY
BOOMERANG - DARK ISLAND - EXILED ON EARTH - FIRES OF BABYLON
HOSTILE - HATERUSH - LETCHING GREY
PHARAOH

POWER METAL FROM YOU
O Power Metal é associado a um som épico, herdado do Speed Metal, influenciado pela música erudita. Criado por Kai Hansen no começo do Helloween fazendo uma versão mais melódica do Heavy Metal, mais tarde esse novo estilo veio a ser chamado de Power Metal.
Hoje o Power Metal está mais abrangente, foram criados vários sub-gêneros, cada um com suas características.
O Power Metal possui em suas letras temas bastante variados, bandas como
Blind Guardian e Rhapsody of Fire têm preferência por temas como a fantasia, medievalismo e misticismo. Também é possível encontrar músicas românticas, como no Sonata Arctica, outras com muita positividade, Stratovarius, assim como temas políticos e até mesmo religiosos, como em algumas canções do Gamma Ray.
A musicalidade do estilo tem seu foco no baterista, tendo esse como principal característica um som extremamente rápido. O vocal geralmente é caracterizado por uma voz limpa e suave (
Stratovarius), ou mais grave (Running Wild), sem gutural. Muito dos vocalistas de bandas de Power Metal tem em suas características, a capacidade de obter notas extremamente altas com vocais agudos, e mantê-las por um longo período de tempo.
A utilização de duas
guitarras é indispensável para o Power Metal, sendo elas velozes como as do Speed Metal, e harmônicas como as do Heavy Metal. Tendo solos em quase a totalidade das músicas. Algumas bandas como Stratovarius, Rhapsody of Fire, Kamelot e Sonata Arctica utilizam somente uma guitarra e ao invés de outra guitarra, utilizam um teclado, sendo este tão veloz como a guitarra.
Assim como na
guitarra, o baixo deve haver velocidade em sua maneira de tocar, seguindo o mesmo compasso da bateria. Explorando muito também técnicas como tapping (bater nas cordas com as pontas dos dedos) e Slap (bater e puxar as cordas). E não raramente o uso de palhetas para um som mais pesado e articulação limpa.
Aos bateristas é reservado a opção de escolha entre bumbo duplo ou não, sendo que na maioria das vezes eles optam por utilizarem dois bumbos. Normalmente tocada com seqüência de batidas em semicolcheia.
Instrumentos alternativos são normalmente usados no Power Metal, tendo essa característica sido adquirida na Europa. A constante utilização de
teclados é normal na musicalidade do estilo, sem destacar o uso de elementos sinfônicos, normalmente usados no Symphonic Power Metal.
Apesar existir bandas do gênero na América do Norte, o estilo não é popularizado como um estilo influente neste local, mas sim um estilo underground.
Sua maior concentração de fãs, são basicamente europeus de países onde a cena é mais forte, como:
Alemanha (onde se encontra as principais bandas do gênero), Itália e Países Escandinávios. E também em massa no Japão, Coréia do Sul e América do Sul, onde se destaca principalmente: Brasil, Argentina e Chile.
Países como
Espanha e Inglaterra, vem há algum tempo ganhando seu espaço na cena do Power Metal, com seus devidos representantes: Mägo de Oz e DragonForce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário