STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

sábado, 28 de fevereiro de 2009

ATITUDE ENTREVISTA ROGÉRIO LUCENA - O HOMEM DO OLDSCHOOLBANGERSMARCH


Saudações Rogério. Em nome da equipe atitude agradeço a sua disponibilidade para nos conceder essa entrevista. É muito importante divulgar toda ação underground realizada com seriedade e esse trabalho você faz com muita competência. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente o considero um amigo e um irmão no Metal. Admiro muito seu blog e suas postagens, inclusive foi um dos incentivos para que eu criasse o ATITUDE UNDERGROUND.

Paulão, é uma satisfação e um orgulho estar presente nas páginas do Atitude, feito e idealizado por uma verdadeira lenda do Metal assim como você.
ATITUDE: Inicialmente gostaria que contasse um pouco da sua história e o Heavy Metal

ROGÉRIO: Cara, o começo de tudo pra mim veio com o Kiss em 1983, época em que eles estiveram por aqui. Ainda me lembro ainda garoto, vendo ao Fantástico, quando fizeram uma pequena reportagem sobre os shows dos caras por aqui. Vi aqueles malucos rolando no palco, com as faces pintadas....pensei..."que porra é essa???"...a princípio achei que fosse teatro ....hahahahaha...depois ouvindo o som, achei aquilo incrível, algo que nunca havia escutado antes. A partir daí fui procurar saber mais da banda, fui adquirindo reportagens, discos, fitas K7, essas coisas. A partir disso, aos poucos, fui sendo apresentado por amigos a outras bandas....Iron Maiden, Scorpions, AC/DC, Saxon, Ozzy Osbourne, etc. A paixão só aumentava, e junto com ela o fanatismo. Aí veio o Rock in Rio em 1985. Nesse momento eu já estava completamente envolvido com a cena. Foi quando passei a tomar conhecimento das bandas Thrash da época. Cara, aí a coisa fudeu mesmo. Bandas como Slayer, Sodom, Possessed, Kreator, Venom, Destruction, Hellhammer/ Celtic Frost, etc. E a coisa foi indo e perdura até os dias de hoje. É paixão mesmo, não tem jeito!
ATITUDE: Você é de Tatuí, interior de SP. Nos conte um pouco sobre o movimento em sua cidade

ROGÉRIO: Então, na verdade eu moro em Tatuí há seis anos. Mas sou de Santos, e morei bastante tempo em Itatinga (interior de SP), onde tenho ótimos amigos e bangers realmente fudidos. A cena aqui em Tatuí é bastante considerável. Por ser conhecida como a capital da música, há diversas bandas e muitos bangers pelas ruas. Mas, acredito que a cena não se difere muito da maioria das outras cidades do País. Os mesmos problemas, os mesmos agitos, aquela coisa de sempre. Mas, me considero um privilegiado, pois no meu convívio com os bangers que conheço aqui, os laços são bastante estreitos, ótimas amizades mesmo..


ATITUDE: Que fatos e bandas mais marcaram a cena headbanger 80 em sua opinião?Qual a principal diferença entre aquela época e a de hoje?

ROGÉRIO: Puta cara, seriam muitas bandas importantes para serem citadas todas aqui. Cada uma teve uma importância dentro da cena, seja para se iniciar um estilo, ou consolidar o movimento. Acredito que o Maiden, o próprio Kiss (muitos assim como eu começaram a curtir som com os caras), Black Sabbath/Ozzy Osbourne, Metallica, Slayer (para a firmação do Thrash), Venom, Hellhammer/Celtic Frost, Possessed, Sodom, Venom (definindo o lado mais obscuro do estilo). São muitas, não daria para citar todas aqui. Quanto às diferenças para aquela época e hoje, vejo muitas. Na época, creio que paixão era maior, talvez pelo fato dos movimentos estarem iniciando, das dificuldades em se adquirir material de alguma banda, os poucos meios de divulgação... era muito difícil para algum banger conseguir um vinil do Venom por exemplo. Só se conseguia por versões importadas e custavam os olhos da cara. O lance era gravar em fitas K7. E isso era muito legal, porque, quando algum banger amigo conseguia uma gravação do novo do Slayer, por exemplo, ia todo mundo na casa do cara ouvir o som munido de garrafões de vinho, ou qualquer outra bebida que as vaquinhas que fazíamos era possível comprar. E ali (geralmente no quarto do cara), o lugar virava um verdadeiro show. Todo mundo headbangeando feito louco, e a fitinha rodava diversas vezes...hahahahaha... Lá pelas tantas com todo mundo exausto. Geralmente o comentário era : "caralho que play fudidooooooooooo"...hahahahahahahahahaha...tempos bons aqueles....

ATITUDE: Como surgiu a idéia de montar o Oldschoolbangersmarch? Como tem sido a aceitação pela galera?

ROGÉRIO: Cara, a idéia surgiu da minha própria dificuldade em achar blogs voltados para o estilo e a minha vontade de compartilhar o material que possuo com outros bangers da velha guarda e outros mais novos que se interessam, ou, estão a fim de saber como tudo começou. Não sei quanto à aceitação, mas até hoje ninguém falou mal não... rsrsrsr. O lance, na verdade é valorizar o material do blog, sempre voltado a velha escola. Não me importo com a aparência do site e tal... valorizo sim as bandas, sejam elas clássicas ou não. Aquela época foi a mais frutífera e marcante de todos os tempos, e não seria justo ter uma lista tão grande de material guardadas só pra mim, quando sei que muitos bangers estão atrás desse material.



LIVING DEATH


ATITUDE: Escolha cinco postagens de seu blog que você considera essenciais em qualquer coleção. Dê seus links para que os leitores possam baixá-los diretamente de seu blog.

ROGÉRIO: cinco só????? Putz....sei que vou me arrepender de não ter citado uma ou outra, mas as que me vem à cabeça agora são :- Dorsal Atlântica - Antes do Fim- Sodom - In the Sign of Evil- Living Death - Vengeance of Hell- Destruction - Infernal Overkill- Sacrilege - Behind The Realms of Madness QUANTO aos links, aos poucos estão sendo todos refeitos, então peço que entrem no blog (http://oldschoolbangersmarch.blogspot.com/) e se algum estiver inválido deixe um toque no chat do blog que eu reposto.


DORSAL ATLÂNTICA




ATITUDE: Como você analisa esse movimento mundial em favor da distribuição de músicas?

ROGÉRIO: Cara se entendi sua pergunta, você está se referindo aos famosos downloads. Esse é um assunto bastante delicado. Hoje se fala muito sobre isso, sobre os prejuízos a gravadoras, bandas, etc. Mas acredito que esse tipo de coisa sempre existiu. Nos anos 80, por exemplo, as gravações em fitas K7 eram uma constante. Teve até uma época que queriam proibir às vendas dessas fitas. O que difere hoje em dia é o fato da facilidade com que você consegue em ter acesso ao material de qualquer banda. Por outro lado, creio isso também obriga as gravadoras a elaborarem melhor seus lançamentos, trazendo um encarte descente (quantos CDs importados que eu tenho aqui que paguei os olhos da cara e nem um encarte com informações básicas sobre o play ele trás) e disponibilizando o play com um preço um pouco mais acessível. Outra coisa, é que o original, a qualidade de som é sempre muito melhor. Então acredito que seja mais ou menos assim... você baixa o play, e se curtir, vai atrás do original.
ATITUDE: Você já teve problemas com alguma postagem?

ROGÉRIO: Não, nunca tive. Somente tirando o fato dos links às vezes expirarem muito rápido e você sempre ter que estar refazendo ele. Isso realmente é um saco...rsrsrsrsrs.

ATITUDE: Das bandas atuais, qual você considera uma legítima representante da cena Thrash metal?

ROGÉRIO: Velho, muitas bandas hoje vêm fazendo um puta trampo resgatando as raízes do verdadeiro e único Metal, Citaria o Violator, o Devil on Earth, o Flagelador, o Farscape, o Apokaliptc Raids, o Guilhotina, só para citar algumas. Mas esse não é um fenômeno somente brasileiro. O lance é meio mundial. Acho grande esse resgate ao Metal old school. Na verdade, outro dia um camarada meu me disse uma coisa e eu achei correto seu ponto de vista. Ele disse que o lance, é meio que uma esfera... vai e volta. Tentam-se muitas alternativas, invenções, inovações, etc., mas sempre acaba voltando ao original. E isso é realmente grande. Afinal, a verdadeira essência do Metal, não é essa que vemos hoje, cheia de combinações, firulas, experimentos, etc. O Metal é um só! O estilo é único e assim deve ser. Sou retrógrado??? Parei no tempo??? Pode ser! Mas é o que eu curto e acredito!!



ATITUDE: Qual sua opinião sobre o trabalho desenvolvido pela Equipe Atitude?

ROGÉRIO: Paulão, seu trabalho é grande. Te conheci através do oldschoolbangersmarch, e de cara sabia que você era das antigas. Você é um verdadeiro batalhador da cena. Tantos anos dedicados a causa do underground, e isso é realmente grande. Sua humildade e camaradagem são dignas de todos os louvores possíveis. ATITUDE RULES!!!

ATITUDE: Deixe uma mensagem para a galera do Atitude Fanzine.

ROGÉRIO: Valeu pela oportunidade. Foi legal poder compartilhar um pouco das minhas idéias com os bangers seguidores do Atitude. Que a força e o espírito do Verdadeiro Metal queimem sempre em nossos corações. Banger abraço a todos!!!
Rogério Lucena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário