STRYKE - Virtual Metal Magazine

RADIO A FERRO E FOGO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS? Prof. Paulão



SEPARAÇÃO ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA


Professor – Todo político é corrupto e acabou!

Com essa frase um aluno sintetizou o senso comum sobre o significado da política para o brasileiro. Como professor de História e Filosofia tive que promover um debate sobre a questão e fazer todo um processo para que os alunos compreendessem que essa frase pode fazer parte de um contexto, mas não pode ser a visão que defina o que é a ação política.
Quando Maquiavel lançou à máxima “os fins justificam os meios” ela estava inserida em um contexto onde o poder era algo a ser construído. Com o passar dos tempos os ideais burgueses moldaram a política criando o que chamamos de Democracia Representativa e nesse novo contexto o que está em jogo não é a vontade pessoal, a concentração de poder, mas a idéia de que por intermédio da política é possível promover o bem comum. O problema é que na Democracia burguesa e representativa o capital impera sobre o bem comum e quem assume o controle das decisões políticas continua a utilizar a mesma máxima de Maquiavel, não como forma de garantir as condições de governabilidade e sim de promover a realização de seus desejos privados com o capital público.
A política tem uma função: regular as ações na sociedade e essa importância é inegável. O que precisamos construir é uma outra forma de exercer o cargo público de modo que esse represente os anseios da maioria da população e não projetos pessoais ou elitistas.
Felizmente ao final da aula o aluno disse: Realmente professor, política é uma coisa positiva, infelizmente a corrupção é sua doença! Com isso eu concordo e completo: e tem muitas bactérias e vírus espalhando a doença por ai!

PROF. PAULÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário